Cute Pink Kaoani

terça-feira, 10 de maio de 2011

Bonzinho só se FODE!



A melhor definição que já li sobre o maior problema de pessoas como eu e o próprio autor dessas linhas. Posso definir como a minha realidade. De fato bonzinho só se fode!
Lia Joca 01/05/2011
01:47h

Altruísmo é um tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e outros seres vivos, em que as ações de um indivíduo beneficiam outro trazendo algum tipo de prejuízo para o próprio segundo o Wikipedia.



Essa definição me fez enxergar de forma completamente diferente tal palavra e seu significado. O excesso de bondade para com o próximo pode ser prejudicial à quem a faz. Embora nobre em teoria, e almejado por budistas, religiosos e pessoas preocupadas com o próximo, ela ilustra um velho ditado que "bonzinho só...". O que acontece na prática é que essas pessoas convivem com outras que não possuem esse tipo de conduta. Quando de encontro com um egoísta então, eles tendem a se dar mal por muitas vezes.

O altruísmo não é exclusivo dos humanos. Esse comportamento pode ser encontrado em outros mamíferos, mas se quiserem se aprofundar sobre a questão, saibam que existe inclusive teorias e estudos entre cientistas, biólogos e filósofos não apenas tratando do altruísmo, mas o colocando de frente com o egoísmo e as discussões são sempre acirradas, mas voltemos a parte de ética, de conduta.

Na doutrina comtiana, o altruísmo pode apresentar-se em três modalidades básicas: o apego, a veneração e a bondade. Do primeiro para o último, sua intensidade diminui e, por isso mesmo, sua importância e sua nobreza aumentam. O apego refere-se ao vínculo que os iguais mantêm entre si; a veneração refere-se ao vínculo que os mais fracos têm para com os mais fortes (ou os que vieram depois têm com os que vieram antes); por fim, a bondade é o sentimento que os mais fortes têm em relação aos mais fracos (ou aos que vieram depois).

Na verdade, estou apenas colhendo argumentos para tecer uma percepção que tenho tido ao longo de minha vida. O altruísmo é algo lindo entre altruístas, mas meus companheiros que compadecem dessa benevolência para com o próximo são sempre passados para trás. Colhem um mal para si como é colocado no início do texto. Algumas pessoas causam mal aos altruístas por mera falta de percepção, ou cuidado para com eles. Outros por serem maliciosos e aproveitadores mesmo. Resumidamente, o que quero dizer é que se você é um altruísta, apenas tome cuidado ao cruzar com os egoístas.

Ser altruísta é sim ser pacífico, mas não ser paspalho. É ser sereno e isso não significa aceitar tudo o que lhe façam.


É apenas o que eu acho...

Demétrius Carvalho http://demetriuscarvalho.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Apesar de concordar que os altruistas são uma raça em risco de desaparecer... Discordo que devamos deixar de ser bons apenas porque outras pessoas não são. Acho sim que devemos estimular cada vez mais com nosso exemplo e buscar educar nossos filhos para essa conduta. Façamos a nossa parte! Ser altruista é ter caridade com o próximo, e como dizia u o nosso saudoso Chico Xavier " Sem a Caridade Não há Salvação!"

    ResponderExcluir
  2. O ponto aqui é a diferenciação do que é bondade com ser bobo, besta como muitos de coração grande e bondoso são. De qualquer forma o que se quer provar nessas linhas é que não se há hoje em dia qualquer respeito pela bondade alheia e que muitos ao invés de admirar e de tentar seguir alguns exemplos bons tentam muitas vezes é usar, aproveitasse das pessoas boas e situações cômodas. Sobre ser boa... Uma pessoa humana de verdade não há qualquer lamento. É não é um desabafo solicitando penalização alheia. É sim uma conscientização aos que usam de maneira suja as pessoas que só tem intenção de fazer um pouco de diferença em um mundo que tudo parece tão igual. Que bom seria se os bons fossem verdadeiramente maioria. Que bom seria se os altruístas fossem exemplo a ser seguido e não pessoas perseguidas.
    Lia Joca

    ResponderExcluir

Olá! Deixe aqui seu comentário e seja sempre muito bem vindo á postar aqui suas sugestões para postagens e opinião sobre o que pode ser interessante de ser encontrado aqui.

Abraço

Lia Joca